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terça-feira, 5 de outubro de 2010

Basquiat

Introdução.
Neste trabalho, falarei um pouco sobre as obras e a vida de Jean Michel Basquiat.

Desenvolvimento.
Jean-Michel Basquiat nasceu em Nova Iorque em 22 de Dezembro de 1960. Filho de Gerard (Haiti) e de Matilde (Porto-Rico). Desde cedo teve problemas familiares, devido ao divórcio dos pais, acabando por fugir várias vezes de casa.
Em 1977 entra numa escola para crianças dotadas com dificuldades de integração. Lá conhece Diaz e com ele inventa a figura SAMO, assinatura que usavam para espalhar as suas obras pelas paredes da cidade. Em 1979 "SAMO morreu", após um conflito entre Basquiat e Diaz.
Depois de viver durante algum tempo na rua, vivendo das suas pinturas para ganhar algum dinheiro, Basquiat começa a aparecer num programa da TV por cabo após conhecer Glenn O’brien. Isto permitiu-lhe maior fama, sendo convidado a participar num filme (Downtown 81), investindo o dinheiro do filme em materiais para pintar.
Em 1982 realiza a primeira exposição intitula da Anatomia. Nesse mesmo ano conhece Andy Warhol, e a partir daqui os dois partilham uma série de trabalhos e bases teóricas, participando em diversas exposições juntos.
Com a morte de Andy Warhol, em 1987, Basquiat fica inconsulável e sua carreira entra em declínio. O consumo de drogas leva-o a uma trágica morte por overdose. É enterrado em Brooklyn a 17 de Agosto de 1938.
O trabalho de Basquiat esta inundado de referências e de correspondências múltiplas, os seus trabalhos não são apresentados numa estrutura aberta, mas como uma dinâmica simultânea entre declarações divergentes e em si próprias herméticas.
As suas representações ilustram tudo o que é terrifico, despedaçado, incoerente, e na sua demolição e desprezo por qualquer tipo de unidade visual tradicional. O tema principal dos seus trabalhos é a vida na grande cidade. A indiferênça em relação à perspectiva e a posição infantil e ingénua em relação ao estilo são características suas.
As primeiras telas de Basquiat foram as paredes da cidade onde ele difundiu as suas mensagens. Olhando além do significado de infantil de representação da grande cidade e da verdadeira imagem dos seres humanos, a obra de Basquiat é claramente uma arte de fúria e de rebelião, mas retém sempre os engenhosos jogos de palavras da sua fase dos graffitis. A coroa e o símbolo do copyright são as características mais obvias do período graffiti para as pinturas e desenhos posteriores.


  
Bibliografia:

Pesquisa do Aluno Gabriel, da turma 101

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