Páginas

domingo, 21 de novembro de 2010

Atividade nº2

Turmas 101 e 102


Respondam aqui no blog as questões a seguir. Não esqueçam de colocar seus nomes e turma.


Esta atividade deve ser realizada até dia 05 de dezembro (duas semanas)!


1- O que as aulas de Artes Visuais, neste ano, acrescentaram em sua vida e em seu interesse/conhecimento de Artes?


2- Como você acredita que as Artes (Artes Visuais, Música, Teatro) poderiam ser inseridas no 3º ano do Ensino Médio e de que forma isto poderia ocorrer?

15 comentários:

Unknown disse...

A arte é uma forma do ser humano expressar suas emoções, sua história e sua cultura através de alguns valores estéticos, como beleza, harmonia, equilíbrio. A arte pode ser representada através de várias formas, em especial na música, na escultura, na pintura, no cinema, na dança, entre outras.
A Arte é extremamente importante para o desenvolvimento do Ser Humano, devendo ser trabalhada com liberdade desde cedo em sala de aula.
Fazer Arte é uma formas de expressão de nossos sentimentos. Ajuda, por exemplo, na facilidade (ou não) da expressão escrita, uma vez que esta requer muita imaginação. Falando-se em imaginação, fala-se também na capacidade de lidar com situações difíceis, de improvisar e muito mais. Por isso, a Arte deve ser incentivada e ter seu espaço em toda escola pois desperta a capacidade de criação, nos alunos que colocarão em prática sua sensibilidade artística nas aulas programadas pelo currículo escolar.

Unknown disse...

1)Vou ser bem honesta, esse ano artes pra mim foi a melhor forma para relaxar depois de aulas estressantes como física e história e é como a Renata falou, arte é uma forma de expressão e na aula foi isso que a gente mais fez, se expressou,aprendeu muitas coisas interessante e que acressentaram muito na minha vida.

2)Acho meio dificil, já que o terceiro ano é básicamente a preparação para o vestibular, mas acho que pelo menos um periodo poderia ser utilizado para as artes, talvez reduzindo um periodo de ed. física ou algo parecido.

Gabriel Lucatelli disse...

1)
Bom, acredito que as artes a cada ano que passa, me fazem a adquirir novos conhecimentos, não só a mim, como também a todos os meus colegas, pois acho a arte importante para se desenvolver um jeito diferente de criticar, observar, concluir, pensar sobre as coisas diferentes que existem na nossa volta e também no mundo inteiro.

2)
Ao meu ver não seria um boa idéia, gosto muito de artes visuais e gostaria de ter aulas no terceiro ano, mas como o terceiro foca o vestibular 2011 para nós, eles nos "esmirilham" tiram o nosso couro para que possamos fazer bom aproveito quando chegarmos nas provas do ENEM e Vestibular 2011, mas a idéia da Aline foi boa, diminuir um de ED.Física e botar um das Artes.

Mari Coelho disse...

1. Acredito que é sempre importante acrescentarmos mais e novos conhecimento independentemente da matéria que seja e foi o que ocorreu este ano. Nesse ano eu gostei muito de aprender sobre os Stikers ,mesmo que de forma rápida, foi a forma de artes que eu mais me identifiquei , não a conhecia muito bem , então fui pesquisar mais sobre o assunto.

2. Logicamente artes é matéria , então cai no vestibular , mesmo que de forma geral. No colégio as matérias são muito atrasadas e assim , atrasa na conclusão do preparamento pro vestibular. Artes é uma das matérias que nos faz pensar , pensar em uma forma de "colocar" os sentimentos para fora , formar opiniões , comunicar-se com o mundo etc. Se possível no terceiro ano , acho que seria interessante continuarmos a exercitar esses meios de se expressar ,através de projetos e de forma mais intensa , talvez através de uma técnica mais complexa , que nos faça raciocínar ainda mais em outros modos de expôr sentimentos e formar opiniões.

MARIANNA COELHO MENDES 101

Anônimo disse...

Acho que de forma geral, aprendi a ter uma outra visão de artes. Não é apenas desenhos ou coisa do tipo, é ver tudo o que há por trás. Toda a expressão, desenvolvimento, mensagem e resultado. Acho que todos esses precedimentos, transformam algo simples em um arte. Não é apenas ao resultado que devemos dar valor, é todo o precesso.
Para o terceiro ano, talvez em pequena oficinas e proposta que abordassem um tema unico, nao artes em geral, já viessem com uma proposta apenas para ser desenvolvida.
Fernanda Guimarães - 101

Anônimo disse...

Eu acredito que os estudos das artes em geral é uma análise profundo dos pensamentos e intenções de um artista, pois aprendemos a lidar com a idéia que há por trás de cada obra e a fazermos nossas próprias interpretações e definições a respeito. As aulas de artes visuais foram muito além de desenhos e projetos vagos, como costumam pré julgar a disciplina, foi uma maneira de aprender sobre cultura, estética e valores de pensamentos humanos que variaram durante toda a formação da sociedade que formamos hoje.
No terceiro ano, apesar da prioridade de muitos ser o vestibular, seria interessante que houvessem grupos ou oficinas, ainda que fora dos horários de aula para alunos interessados.
Camila da Mata. 101

Gabriela disse...

Gabriela Oppitz, 102 :

Eu realmente não gostava de artes quando comecei a fazer as aulas, porque não tive boas experiências. eu achava que pra fazer artes visuais tu precisava saber desenhar bem, ter criatividade (ta, isso ainda precisa, apesar de eu não ter), gostar da história, em fim, coisas que eu nunca gostei. Mas esse ano eu vi que mesmo não tendo criatividade nem sabendo desenhar bem, eu pude fazer bons trabalhos. Me surpreendi quando ao fazer um trabalho escrito sobre história da pop art estava realmente gostando de escrever sobre aquilo e depois poder contar aos outros sobre o que pesquisei. Esse ano, em fim, aprendi a gostar de artes visuais, é uma forma que a gente acha para se expressar e pra mostrar aos outros o que fez, com orgulho disso. Mesmo reclamando toda aula, eu sei que vou sentir falta ano que vem.
Muita gente faz artes/ musica/ teatro porque é obrigatório fazer uma delas, mas como tem gente que realmente gosta, poderiam ter aulas, como cursos, à tarde, nos dias em que não temos aula. O terceiro ano também pode ser convidado para ir a exposições, não precisa valer qualquer tipo de nota, mas só pelo prazer de estarem todos juntos fazendo um passeio mesmo. (ênfase no PASSEIO, não é saída de campo!).

Paula Castro disse...

Paula Castro - 102
1) Sou suspeita ao falar, já que tudo o que pode estar relacionado com artes acaba me interessando. Já foi a época em que artes era só para quem sabia desenhar bem e quanto mais real, melhor. Esse ano foi mostrado que o feio também é arte e que ninguém é sábio o suficiente pra definir o que é feio ou o que é bonito, nos dando espaço para colocar as ideias pra fora, independente de parecerem belíssimas e reais. Por sinal, boa parte - talvez a maioria - dos trabalhos produzidos pelas 100 foram dos mais diferentes possíveis que, independente de parecerem "bonitos" ou "feios", eram arte.

2)Já que a exclusão das Artes ocorre no 3º ano (com argumentos que até agora não me convencem), seria válido a inclusão de oficinas nas tardes livres, ou até como já sugeriram, pelo menos um período por semana para que haja essa expressão artística que, querendo ou não, há em todo mundo.
E sem essa de que as Artes não são importantes, já aviso para aqueles neuróticos com vestibular: artes também cai, ok?

Anônimo disse...

Artur Antuns 102
1) esse ano na matéria de artes visuais aprendi que arte nao é só o bonito mas o diferente o estranho.Esse ano eu aprendi que a arte urbana não é a pichação (que é uma agessao a cidade) mas é o grafite , toy arte entre outras coisas que são coisas muito legais .

2)Eu acho que as disciplinas de arte deveriam sim estar presentes no 3°ano , pois se ha espaço pra educação fisica tem que ter espaço para as artes pois as artes são como qualquer outra matéria e cai no enem :D

Anônimo disse...

Bruna. 101

1) As aulas de artes esse ano me fizeram pensar mais sobre o que é arte e conhecer um pouco mais desta, não fazendo apenas "deseinhos" como também pesquisando sobre artistas famosos e seus trabalhos. Quanto ao interesse, gostei muito do toy art, grafite, stikes e pintar as portas do banheiro.

2) Acredito que poderiam ser inseridas, mas em um tempo menor, para dar mais espaço para outras matérias. Acredito que artes ajudam muito na interpretação das imagens que aparecem no vestibular e no enem, e também não só isso.

Anônimo disse...

1) Sinceramente aprendi o que realmete significa artes, neste ano de 2010. Pois consegui me expressar, algo que dificilmente faço "naturalmente" em outras matérias da escola. Artes é a matéria em que podemos parar, refletir, ter diversas idéias, misturar todas elas, e mesmo assim será ARTE, a nossa própria arte! Sem contar, que Artes é o momento "relex" do fim do dia, e não é puxa saquismo, mas a Professora também ajuda muito a tornar a matéria e os trabalhos algo mais tranquilo e divertido.

2)Acho bem interessante termos aulas de artes no terceiro ano, pois é uma matéria como outra qualquer (cai no enem!) e também se devemos ter ed. física, devemos ter ARTEEEEES!!! :)
Beijos, Mônica.
turma: 102

luciana adam disse...

Luciana Adam - 102
1- O que as aulas de Artes Visuais, neste ano, acrescentaram em sua vida e em seu interesse/conhecimento de Artes?
Eu gosto muito de artes, e acho que as aulas de artes são ótimas pra retirar um pouco a cabeça do aluno dauqle foco de só estudar esturar e estudar, pois na aula de artes também estudamos, mas de uma maneira mais leve e sobre assuntos diferentes. Aprendi sobre coisas que me interessavam a algum tempo.

2- Como você acredita que as Artes (Artes Visuais, Música, Teatro) poderiam ser inseridas no 3º ano do Ensino Médio e de que forma isto poderia ocorrer?
Acho que poderiamos ter alguns projetos na parte da tarde, com grupos de música teatro e artes. Também acho que o cap in show, semana da musica, das artes e outras coisas do genero deveriam ter mais incentivo.

Unknown disse...

Marciele Almeida- 102

1-Esse foi o primeiro ano em que fiz artes, e me surpreendi, pois tinha um pensamento totalmente inverso do que tenho hoje em relação a matéria.
Aprendi com as aulas a mudar meus pensamentos de que artes é só desenhar, pintar.. Aprendi realmente a gostar da matéria, prestar mais atenção nas artes que estão ao nosso redor e passamos despercebidos. Sem contar que como a Luciana disse, nós aprendemos assuntos diferentes e de maneira leve, diferente das outras matérias que aprendemos com aquela obrigação, em artes não, é quase um lazer ao final do dia, com obrigações, claro, mas que temos prazer de realizá-las!

2-Acho que deveria sim ser inserida ao terceiro ano, pois é uma matéria como outra qualquer e deixa-la de lado justo no nosso ultimo ano de colégio não faz sentido.. Acho que no terceiro deveriam ocorrer normalmente as aulas,em dois ou até mesmo um período mas com propostas diferentes, algum tema interessante, coisas assim..

Luane Landau 101 disse...

1) Penso que as aulas de artes são divertidas e introduzem um novo pensamento e visão do mundo: a arte. A metáfora e a representação está sempre presente no nosso cotidiano. Nas verdade, a principal atividade que gostei foi o grafite na parede dos banheiros, que eu estava pedindo para realizar desde 2008. De maneira geral, a arte dá noções e acrescenta algumas realidades paralelas não observadas anteriormente pela pessoa que a olha e a interpreta, e essa intervenções, principalmente no espaço urbano, são muito importantes para o desenvolvimento educacional.

2)Acho que as artes estão sempre presentes de maneira geral, quando se vê exposições, desenhos nos banheiros, etc. Mas, poderia haver disciplinas eletivas de artes, ou talvez algumas oficinas como já foi dito.

Anônimo disse...

Evelyn Holz 101

1)Sempre gostei de artes, mas na minha escola anterior, além de ter só artes e não a opção de musica e teatro também, artes significava desenhar ou pintar o desenho pronto. Achei muito legal pois fizemos coisas bem diferentes. Pesquisamos sobre diferentes tipos de arte, como por exemplo o grafite, que é uma arte urbana que muitos criticam sem notar o que ela expressa.

2)Artes deveria ser matéria obrigatória de terceiro ano assim como teatro e musica. Artes cai no vestibular (como já foi mencionado em um comentário anterior) por isso é importante que tenhamos esta disciplina, além de muito ser divertida!

Postar um comentário